Serviços

Estudos Ambientais: 

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), 

É um instrumento preventivo usado nas políticas de gestão ambiental com o intuito de assegurar que um determinado projeto passível de causar danos ambientais seja analisado de acordo com os prováveis impactos no meio ambiente, e que esses mesmos impactos sejam analisados e tomados em consideração no seu processo de aprovação. A elaboração de um  AIA é apoiada em estudos ambientais elaborados por equipes multidisciplinares, os quais apresentam diagnósticos, descrições, analises e avaliações sobre os impactos ambientais efetivos e potenciais do projeto.

Estudo Ambiental Simplificado – EAS

O Estudo Ambiental Simplificado - EAS é um estudo elaborado por equipe multidisciplinar que oferece elementos para a análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades consideradas potencial ou efetivamente causadoras de degradação do meio ambiente. Esse estudo é similar ao Estudo de Impacto Ambiental – EIA, porém é exigido para atividade ou empreendimento de impacto ambiental muito pequeno e não significativo. É necessário para a obtenção do Licenciamento Ambiental junto à SEUMA.

O EAS deverá avaliar os impactos resultantes da implantação do empreendimento e a definição das medidas mitigadoras, de controle ambiental e compensatórias, necessárias à sua viabilização ambiental.

Relatório Ambiental Simplificado (RAS): 

Documento que reúne a atualização dos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentados como subsídio para a concessão da licença ambiental, que conterá, dentre outras, as informações relativas ao diagnóstico ambiental da região de inserção do empreendimento, sua caracterização, a identificação dos impactos ambientais e das medidas de controle, de mitigação e de compensação.

Plano de Manejo de Arborização

Levantamento das espécies vegetais localizadas em um determinado espaço físico, com o intuito de promover a integração entre o ambiente a ser construído e o ambiente natural. Consiste na classificação das espécies existentes, determinando-se as características morfológicas e fisiológicas das plantas, para realização do calculo da medida compensatória do corte das respectivas árvores, seguindo os critérios da Portaria Municipal SEUMA 05/2014.

PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Planejamento documentado que, em respeito ao que prevê a Lei Municipal 10.340/2015 (“Lei do Lixo”) contempla as orientações adequadas à redução da geração de resíduos sólidos no Município, informando o correto acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final. É obrigatório às empresas industriais, comerciais, da construção civil ou de prestação de serviços, entre outras, que estão sujeitas a ocorrências que possam agredir a o meio ambiente, e em especial, a postos de abastecimentos de combustíveis, postos de serviços ou postos de gasolina de acordo com as recomendações do CONAMA 273/00, Art. 5º, Inciso II, alíneas “b” e “d”. 

PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos  de Serviços de Saúde

Documento previsto na resolução da ANVISA – RDC 306 e do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA 358 que descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde e ao meio ambiente.

Todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento (tanatopraxia e somatoconservação); serviços de medicina legal; drogarias e farmácias inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; Centros de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos; importadores, distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, clínicas, consultórios, petshops, institutos de beleza e estética, entre outros similares.

PGRCC – Plano de Gerenciamento de Resíduos  da Construção Civil

Norteia os procedimentos para a destinação ambientalmente correta dos resíduos da construção e demolição gerados por obras, diminuindo os impactos ambientais associados à geração, ao manejo e a destinação, considerando as diretrizes e determinações expressas em leis, normas e regulamentos aplicáveis. É destinado a construtoras de pequeno a grande porte que devem atender à Resolução CONAMA 307/2002 e suas modificações, Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei no 12.305/2010) e seu regulamento (Lei no 7404/2010), demais leis estaduais e municipais específicas), normas técnicas pertinentes e os requisitos necessários para viabilizar a certificação ambiental do empreendimento. Reúne as seguintes etapas/métodos: 1. Caracterização do empreendimento e identificação dos resíduos que serão gerados, com suas respectivas estimativas; 2. Identificação dos locais para destinação de todos os resíduos e de materiais reutilizáveis; 3. Definição de procedimentos para a triagem, acondicionamento dos resíduos, qualificação de transportadores e registro dos processos de transporte e destinação.

Treinamentos com Capacitação Operacional do PGR

Treinamento visando a capacitação básica e inicial dos sócios e trabalhadores do Estabelecimento quanto à correta aplicação das Normas Sanitárias e Ambientais, no que tange ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos elaborado de acordo com as normas vigentes e a realidade do estabelecimento. É realizado após a entrega dos Documentos elaborados pela NUTHS.

Relatório  Periódico de Monitoramento – PGR – SEUMA

Documento de auto monitoramento periódico da gestão dos resíduos descritos no PGR aprovado pela SEUMA. Deve ser emitido semestralmente (PGRS) ou trimestralmente (PGRSS) pelo Estabelecimento para a apresentação aos órgãos  fiscalizadores..

SERVIÇOS NUTHS SEMPRE (Acompanhamento Técnico para a Orientação da Implantação e Monitoramento Ambiental

Conjunto de visitas técnicas ao Estabelecimento visando assessorar os responsáveis e demais Trabalhadores nas implantação, orientações e checagens contínuas relativas à correta execução dos PGR e o cumprimento das Normas e Boas Práticas Sanitárias vigentes. Essas visitas são conduzidas por um(a) Analista de Controle da Qualidade da NUTHS, com duração e periodicidade específicas.

quero saber mais < voltar

Outros serviços

Post recentes